sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mercado de trabalho: como se destacar na multidão

Olá, galera.

A partir de hoje a gente começa uma série de três entrevistas com uma gestora de carreira bem bacana, a Angelita Garcia. Ela trabalha na área há 15 anos e já participou do projeto de expansão do Santander na América, foi executiva de negócios dos Bancos Santander e BBV. No Brasil, ela atua para incremento de resultados no ramo varejista. Aqui, Angelita vai dar dicas para quem quer conseguir um emprego e para aqueles que já estão empregados e desejam crescer na empresa.  Para saber um pouco mais de Angelita acesse http://angelitagarcia.com.br/.

Galera: Qual o perfil do jovem trabalhador mais disputado pelo mercado de trabalho?

As empresas priorizam a contratação de jovens com facilidade na comunicação, boa aparência e desenvoltura. A desenvoltura que me refiro é a atitude daquele profissional que não faz apenas o que a empresa pede, e realiza além do que lhe foi solicitado.
 Há grande procura por profissionais que sejam otimistas com relação ao futuro e ambiciosos com relação ao seu crescimento pessoal e profissional. As empresas entendem que aqueles que querem mais para o futuro, produzem mais e superam os resultados esperados.


 Galera-  Qual a importância do ensino profissionalizante para a empregabilidade de jovens trabalhadores?

O ensino profissionalizante é fundamental nos dias de hoje. As empresas querem jovens qualificados tecnicamente. A escola é fundamental para dar estrutura conceitual, fortalecer princípios de cidadania, para socializar, dar fundamentação teórica científica no que tange ao universo técnico. Entretanto, ter apenas formação escolar é pouco para ter oportunidade no mercado de trabalho.  
As empresas consideram os cursos profissionalizantes contidos em um  currículo de candidatos a emprego um sinalizador importante, que ilustra o quanto aquele jovem investe no seu crescimento pessoal. Analisam a formação do curso profissionalizante sim, mas olham o conteúdo da formação do candidato como se fosse uma espiada “pelo buraco da fechadura”. Vemos o perfil do quanto ele dedica seu tempo para renovação de conceitos em aprendizagem técnica.

Galera - Quais os profissionais mais disputados no mercado de trabalho?

No mercado de trabalho faltam líderes e mão de obra qualificada. Este grupo precisa ter em seu perfil dois ingredientes considerados essenciais para uma boa contratação: Atitude e Habilidade. A habilidade, a gente ensina em sala de aula, nos treinamentos e cursos profissionalizantes.
A dificuldade que encontramos nas entrevistas e avaliações é encontrar profissionais que tenham em seu perfil conduta de atitude.  Por exemplo, se você busca um profissional para ser gerente de uma loja, muitos acham a função deles será de “cuidar” da loja. Falta eles verem a empresa, o setor, o produto que estão representando como se fossem deles.É isso que as empresas querem, pessoas que tenham técnicas de persuasão, influência nos negócios, qualidade de manipulação dos produtos, visão empreendedora. 
 Precisamos de profissionais com um perfil mais completo. Precisamos de vendedores líderes, gerentes empreendedores, padeiros e açougueiros compositores de novas receitas. Precisamos de profissionais que vão além.

Galera - O que o jovem carente pode fazer para se qualificar precisar investir muito dinheiro na educação?

As oportunidades estão todos os dias em todos os momentos. Um exemplo disso é o trabalho voluntário que eu desenvolvo nas comunidades carentes uma vez por mês. São aulas gratuitas, sem custo. O critério para inscrição é não ter condições de pagar o curso. Os representantes das comunidades fazem contato com meu pessoal, eles agendam, encaixam em um cronograma e lá vamos nós. Porque faço isso? Ë uma maneira de agradecer ao universo por tudo que consegui alcançar em minha vida. Assim como eu, existem muitos outros colegas instrutores voluntários em projetos lindos, gratuitos. Além disso, existem ações voluntárias sociais em diversas regiões do estado disponíveis. O que eu quero dizer com isso é que a qualificação, os estudos e muitas outras coisas estão ao alcance de todos. Para conseguí-los, precisamos estar atentos, ter vontade e persistência. Só assim conseguimos vencer.

Nenhum comentário: